segunda-feira, 7 de maio de 2012

Nasce a 12 de Fevereiro de 2011...

A Mãe, uma romântica inveterada que acreditava ser possível fazer da arte vida, o Pai um boémio malfadado que se quis incógnito, geraram a mais isenta e pura crónica sobre fado, poesia e tradição. 


Quadro Sintético
Rubrica Brincos de Princesa – Rádio Amália 


Periodicidade - diária - de segunda a sexta feiraHorário 11:15 - 15:15 - 23:15 Objectivo: divulgar a história do fado, seus artistas, hábitos e costumes, de forma isenta e factual.


 Organização temática das Crónicas 


1 semana dedicada à poesia escrita em Português2 semanas dedicadas às tradições populares, fadistas e variações congéneres nacionais1 semana Biográfica Nota I: Em termos de conteúdo, um dia nunca é igual ao outro, acontece, raramente, diria 1 semana a cada 6, repetir conteúdos mais antigos para que a informação não caia em esquecimento ou para dar oportunidade a quem não ouviu, de o conseguir fazer. 


Na semana dedicada à poesia, faz-se uma selecção criteriosa de poetas e poesia escrita em português, privilegiando uma ordem cronológica com ligação directa à história do fado deixando sempre espaço para poetas mais recentes sem ligação concreta ao fado. Conforme as restantes semanas, faço uma introdução falada, que dura no máximo 40’’ justificando a minha escolha passando o tema musical de seguida. 


Na semana dedicada à tradição, conto histórias que influenciaram o fado de forma a ser o que é hoje, por ex: explico a diferença entre o fado tradicional e musicado, distingo poesia popular de erudita etc. A semana biográfica tem dois formatos, caso os entrevistados sejam vivos e de acesso possível, as gravações são resultado de uma entrevista feita por mim. Caso sejam artistas que já não se encontram vivos, conto com arquivos próprios (como coleccionadora de material relacionado com fado), espólio de familiares dos falecidos e principalmente com o apoio do arquivo do Museu do Fado.

Sem comentários:

Enviar um comentário